quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alunos da Escola Monsenhor ajudam a medir o raio da Terra.



Sob a orientação do Prof. Ricardo Cavallini, alunos das 4ªs séries do Ensino Fundamental da EE Monsenhor Joaquim Alves Ferreira, de Batatais, participam, entre os dias 16 e 23 de setembro de 2011, do Projeto Eratóstenes na América.

O Projeto é uma proposta do Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Bueno Aires, do Laboratório Perre Auger, da Universidade Tecnológica Nacional, Regional Mendoza e da Associação Física Argentina, todos da Argentina. No Brasil, constitui proposta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Rede Brasileira de Astronomia – RBA e da Coordenação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

O projeto tem como principais objetivos:

• Descrição, por meio da geometria, da incidência dos raios do Sol na Terra em diferentes Latitudes;
• Abordagem histórica de como a circunferência da Terra foi medida pela primeira vez há milhares de anos atrás;
• Determinação do momento real do meio dia solar da localidade onde se encontra o aluno;
• Execução de medidas angulares dos raios solares entre as sombras de uma haste vertical ao local;
• Cálculo do raio da Terra;
• Socialização de resultados entre comunidades escolares distintas e distantes entre si, por meio da utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação);
• Interdisciplinaridade com as outras disciplinas escolares, tais como Geografia, História, Artes, Ciências e Matemática (Geometria).

Os alunos participantes estão coletando dados conjuntamente com colegas da Escuela Paidéia, em Mérida, Venezuela; do Liceo N°15 Ibiray de Carrasco, em Montevidéu, Uruguai e da Escuela Técnica Nº 3 "María Sánchez de Thompson" em Buenos Aires, Argentina.

Os dados coletados são trocados entre as escolas parceiras, localizadas em latitudes diferentes e, depois, enviados a uma central do Departamento de Física da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires, que faz os cálculos e emite os resultados finais.

A experiência em andamento consta da medição da sombra de uma haste (gnomôn) em diferentes momentos, dentro de um período de tempo determinado.

A EE Monsenhor Joaquim Alves Ferreira é a única escola pública da região a participar neste ano do referido projeto, do qual participam milhares de escolas públicas e privadas, além de clubes de Astronomia de todo o continente americano.

Vejam as fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário